A Microsoft deu início ao ano de 2024 com o primeiro Patch Tuesday, liberando uma atualização de segurança para o Windows no dia 9 de janeiro.
Sem introduzir novos recursos, o foco desta atualização é corrigir 49 possíveis falhas no sistema, reforçando a estabilidade e proteção do sistema operacional.
Entre as correções realizadas, destaca-se a resolução de 12 vulnerabilidades de execução de código remoto, sendo duas delas classificadas como críticas pelos rigorosos padrões de segurança da Microsoft.
Uma das falhas corrigidas tinha impacto direto no Microsoft 365, permitindo que invasores criassem arquivos maliciosos nos aplicativos da suíte de produtividade.
A Microsoft tomou medidas para mitigar essa vulnerabilidade, desativando a capacidade de inserir arquivos FBX (usados para modelos 3D) no Word, Excel, PowerPoint e Outlook para Windows e macOS.
Os updates foram disponibilizados tanto para o Windows 10 quanto para o Windows 11.
Na versão mais recente do sistema operacional, é possível baixar atualizações de segurança para as compilações 21H2, 22H2 e 23H2. Vale ressaltar que o ciclo do 21H2 foi encerrado, recebendo apenas ajustes de segurança e não mais grandes atualizações.
O Patch Tuesday é uma prática recorrente no cronograma de updates do Windows, ocorrendo todas as segundas terças-feiras de cada mês.
Nesse dia, a Microsoft disponibiliza duas atualizações: uma na segunda semana e outra na quarta semana.
Enquanto as atualizações menores acontecem mensalmente, as atualizações mais substanciais, conhecidas como “Moment”, são lançadas trimestralmente, quatro vezes ao ano.
Isso permite que os usuários estejam cientes das datas regulares em que o Windows recebe novas atualizações, garantindo a segurança e desempenho contínuos dos sistemas.